|
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA COORDENADORIA DE DESPORTO |
REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CAPOEIRA – 2010
JERNS – CEEMS
Art. 1º- As competições serão regidas pelas regras oficiais da CBC - Confederação Brasileira de Capoeira, em tudo que não contrariar o Regulamento Geral dos Jogos Estudantis ao qual este Regulamento Específico se destinar.
Art. 2º- O representante da Escola inscrita na competição deverá participar do congresso técnico e estar presente no momento em que os atletas estiverem competindo.
Parágrafo único - É atribuição do responsável técnico da escola na modalidade, orientar a disciplina e conduta esportiva do atleta.
Art. 3º- Os árbitros serão indicados pela coordenação da modalidade, considerando-se a legitimidade destes pela Federação de Capoeira do Estado do RN.
Parágrafo único - As decisões dos árbitros serão irrevogáveis e estes terão total autoridade sobre o controle da competição.
Art. 4º- As competições serão desenvolvidas nas seguintes etapas:
- Individual (Roda)
- Concurso de Ladainha (Cânticos)
- Demonstração por dupla
- Simpósio (Tema livre sobre Capoeira)
Parágrafo único - Apenas nos JERNS serão oferecidas todas as etapas, sendo facultada a participação em toda ou em parte da competição, nos demais jogos será realizada apenas a etapa individual.
Art. 5º- Na competição as categoria de idade obedecerão o Regulamento Geral do Jogos, na modalidade Individual, as categorias de peso, sempre que possível serão divididas em: Pena, Leve, Médio, Meio pesado e Pesado. Os atletas serão distribuídos, após a pesagem, em número aproximadamente igual para cada categoria de peso.
§ 1º- Em cada categoria de peso poderão participar dois atletas de cada escola, caso este número exceda poderá subir para a categoria seguinte até dois atletas de maior peso.
§ 2º- A competição individual obedecerá aos fundamentos, regras e rituais já consagrados pela capoeira, os atletas jogarão 2 (duas) vezes com duração de 1 (um) minuto em cada das seguintes modalidades de jogo:
Angola - Jogo de dentro, lento e manhoso, no qual o capoeirista demonstra sua superioridade técnica, estética e de equilíbrio.
São Bento Grande de Angola – Jogo solto, Rápido, objetivo, no qual o capoeirista demonstra sua superioridade técnica pela conclusão efetiva do jogo.
§ 3º- Os jogos serão determinados de forma aleatória, sendo vetados os jogos entre capoeiristas de uma mesma equipe.
§ 4º- Em nenhuma hipótese serão admitidos golpes que ofendam a integridade física e moral dos atletas, aplicados de forma intencional.
§ 5º- Os atletas serão classificados pelo somatório de pontos (de 0 a 5) atribuídos pelos árbitros em cada jogo.
Art. 6º- O concurso de Ladainha, Permite a participação de um atleta por categoria de idade, que deverá,manifestar sua criatividade através da música e da poesia.
§ 1º- As ladainhas deverão ser inéditas (criadas pelos atletas) e entregues no momento da pesagem, 5 cópias digitadas.
§ 2º- Os atletas terão 3 minutos para apresentação e receberão pontos pela letra e pela música.
Art. 7º- Na competição por dupla participarão atletas de uma mesma categoria de idade e de qualquer categoria de peso que terá oportunidade de demonstrar a criatividade através de um jogo harmonioso. Porem, mantendo a tradição da capoeira.
Parágrafo único - As dupla deverão se apresentar sem auxílio de qualquer objeto, contando apenas com o próprio corpo, num tempo de 2 minutos, sendo um minuto no ritmo de Angola e um minuto no ritmo de São Bento Grande e deverá ser inscrita no momento da pesagem dos atletas
Art. 8º- O Simpósio representa oportunidade de um atleta apresentar seu conhecimento teórico em um tema pertinente a capoeira.
Parágrafo único - Os trabalhos deverão ser entregues em 5 cópias no momento da pesagem, terão um tempo máximo de 10 minutos para apresentação e não haverá tempo para debate.serão atribuídos pontos pelo contudo e pela apresentação.
Art. 9º- Nas competições Individuais serão observados os seguintes quesitos:
Tradição: Conhecimento e respeito aos fundamentos e rituais da capoeira, jogo conforme o toque e o ritmo corrente, uniforme compatível com a tradição da capoeira, entrada e saída da roda, respeito ao berimbau. Chamadas, emprego adequado dos cânticos.
Volume de Jogo: quantidade e variação dos movimentos utilizados que determinam uma boa utilização do tempo de jogo.
Técnica: Realizações dos movimentos de forma correta e graciosa com interação movimento-ritmo, buscando sua perfeição e efeitos típicos.
Parágrafo único: Para a competição de duplas será acrescentado o quesito HARMONIA: è o entrosamento entre os dois capoeiristas respeitando a sincronia dos movimentos e os ritmos do jogo nas ações de ataques, defesas e efeitos típicos.
Art. 10º- A escolha do Atleta Ouro ocorrerá através do maior número de medalha ouro, no caso de empate valerá o numero de medalha prata, caso persista será o numero de medalha bronze, continuando o empate será observado o melhor rendimento através do boletim escolar.
Art. 11º - O uniforme da competição deverá ser: Calça branca, camisa branca de mangas curtas não sendo permitidas logomarcas de grupos de capoeira, podendo apenas conter nome e logomarcas das escolas, sem detalhes, viés ou mangas de outra cor, podendo conter também o nome de patrocinadores.
Art. 12º- Os casos omissos serão resolvidos pela Subcomissão de Capoeira e Comissão Técnica Desportiva dos Jogos.